Em 23 de dezembro de 2020, a Agência de Cooperação para a Segurança da Defesa dos EUA (DSCA – Defense Security Cooperation Agency) enviou uma notificação ao Congresso dos Estados Unidos sobre a venda de duas aeronaves de reconhecimento e vigilância Scorpion ao Governo do Cazaquistão.
O Scorpion é baseado no Beechcraft King Air 300 e será fornecido no âmbito do programa intergovernamental FMS (Foreign Military Sales). O custo total está avaliado em US$ 128,1 milhões, incluindo treinamento e pacote de apoio técnico. O contratante principal é a Sierra Nevada Corporation com sede em Hagerstown (MD).
O Governo do Cazaquistão solicitou a compra de três conjuntos de sensores Raytheon AST TITAN Communications Intelligence (COMINT) (2 instalados, 1 sobressalente). Também estão incluídas além das duas aeronaves King Air B300ER Scorpion; três radares Leonardo Osprey 30 Active Electronically Scanned Array (AESA) (2 instalados, 1 sobressalente); três sensores infravermelhos ópticos WESCAM MX-15HDi Elector Optical Infrared Turret (2 instalados, 1 sobressalente); três sistemas Sierra Nevada Small SWAP Auto Electronic Intelligence (ELINT) (2 instalados, 1 sobressalente); comunicações seguras; estação de controle de solo fixa e transportável; equipamento de apoio no solo; suporte; publicações e documentação técnica; treinamento de pessoal; peças sobressalentes, componentes e peças de reparo.
O King Air B300ER Scorpion é uma plataforma ISR multifuncional facilmente adaptável, capaz de realizar operações de reconhecimento e proteção de fronteira de curta e média duração. E um vetor muito usado para este tipo de missão, sendo empregado por diversas agências e forças armadas pelo mundo.
@CAS