Em 18 de dezembro, a Airbus Helicopters entregou os dois primeiros helicópteros H145M para a Força Aérea da Hungria (HAF), equipados com o sistema de gerenciamento de armamentos HForce (GWS – Generic Weapon System).
Serão 20 aeronaves húngaras que passarão pela atualização, recebendo o novo HForce GWS, em conformidade com o programa de desenvolvimento Zrínyi 2026 do Ministério de Defesa da Hungria. Em março de 2021, mais dois H145M atualizados serão entregues pela Airbus.
Desenvolvido pela Airbus Helicopters, o sistema de gerenciamento de armamentos HForce GWS, envolve uma série de modificações com objetivo de aumentar a capacidade de fogo, maximizar precisão e a disponibilidade em combate.
Gerenciado por um poderoso computador multipropósito produzido pela Rockwell Collins Deutschland (RCD), o sistema é integrado à visores monoculares montado em capacetes, e equipado com sensores eletro-ópticos e sistemas de mira para a posição do artilheiro. As opções de armamentos incluem metralhadoras pesadas de 12,7 mm, canhão de 20 mm, mísseis ar-superfície e ar-ar e/ou foguetes guiados (ou não) de 68 mm e 70 mm.
A HAF atualmente possui 16 helicópteros Airbus H145M, todos baseados em Szolnok, e aguarda a entrega de quatro unidades diretamente do fabricante. O treinamento dos tripulantes com o sistema HForce GWS iniciará em junho de 2021, com a capacidade operacional está programada para iniciar no mes seguinte.
@FFO