Neste 21 de dezembro de 2020, a Fuerza Aérea Uruguaya (FAU) comemorou os 50 anos do recebimento dos dois primeiros helicópteros Bell UH-1H Huey, FAU 050 e FAU 051. Na época, essas aeronaves marcaram a chegada de equipamentos de alta tecnologia na FAU, em substituição aos antigos helicópteros H23-F Hiller.
Na FAU eles foram designados para o Grupo de Aviación Nº 5 (atual Escuadron Aéreo Nº 5 Helicópteros), sendo as primeiros tripulantes uruguaios a voar os novos helicópteros os Tte. Cnel. Noble, M. Salas e Hernández, Cap. Correa Luna, Sgt. Garcia, Sdo. Rivas, Cbo. González, Sotelo, Camisa e o operador rádio Cbo. Machado.
Passados 50 anos, o H-1H Huey é utilizado em missões de busca e resgate (SAR), transporte e apoio ao Ministério da Defesa Nacional e do Interior. Para operações de buscas noturnas, o Huey é equipado com uma luz auxiliar de alta potência (Night Sun), compatível com os óculos de visão noturna, por conta de um filtro especial. A FAU utiliza essas aeronaves para treinamento de novos pilotos e tripulantes de asas rotativas.
É equipado com um gancho de carga externo com capacidade de levantamento de duas toneladas, além de um guincho de resgate com capacidade para 300 quilos. Pode ser equipado como Bambi Bucket capaz de transportar 1000 litros de água, para missões de extinção de incêndios florestais, e na configuração de evacuação aeromédica, pode transportar até 6 macas.
Foram os Huey que realizaram o resgate das baleias encalhadas na praia do Balneário Jaureguiberry, bem como foram amplamente utilizados nos combates aos incêndios florestais, evacuações de pessoas isoladas, transporte de autoridades, passageiros e cargas.
O UH-1H é o helicóptero militar mais fabricado do mundo, e o som da sua única turbina aliada ao seu rotor com duas pás, o caracteriza pelo seu som clássico e singular. Hoje é sem dúvida uma das principais vetores do Esquadrão Aéreo nº 5 (Busca e Resgate) para cumprir sua missão principal: “Para que outros possam viver”.
@FFO