Em 16 de dezembro, a Aeronautica Militare de Italiana (AMI) e a empresa Leonardo celebraram em uma cerimônia na Base Aérea de Decimomannu, na Sardenha, o lançamento da pedra fundamental da nova Escola Internacional de Treinamento de Voo, ou IFTS (International Flight Training School).
A IFTS será um centro de ensino que oferecerá treinamento avançado para pilotos italianos e estrangeiros, equipado com as mais modernas aeronaves de combate e simuladores, desenvolvido por uma equipe altamente qualificada com o uso da mais moderna tecnologia disponível no mercado.
O projeto do campus IFTS Decimomannu deverá estar operando a partir de 2022, e deverá ser uma academia que oferecerá treinamento de alto padrão, bem como toda a infraestrutura necessária para os alunos, com áreas operacionais, técnicas, logística, lazer, refeitórios, etc.
Atualmente a AMI realiza os treinamentos dos seus pilotos de caça no 61° Stormo, sediado na Base Aérea de Galatina, sendo que as Fases 2 e 3 ocorrem nas aeronaves Aermacchi T-339A e FT-339C (MB339A e MB339CD), e na última etapa, a Fase 4, os voos de instrução ocorrem nos Leonardo T-346A Master.
No futuro próximo, a Fase 4 (avançada) será realocada na IFTS Decimomannu, enquanto as Fases 2 e 3 permanecerão em Galatina, Lecce. Esta unidade em breve trocará os seus Aermacchi T-339A e FT-339C por novos Leonardo T-345A. A AMI é uma das poucas forças aéreas do mundo que oferece as três fases de treinamento em aeronaves a jato.
O treinador avançado Leonardo T-346A Master, do 61° Stormo de Galatina (Lecce), é considerado o vetor mais importante na formação e proficiência para pilotos de caça, não só italianos, mas de muitos países amigos que enviaram os seus alunos para a AMI, como os EUA, Espanha, França, Áustria, Holanda, Polônia, Cingapura, Argentina, Grécia e Kuwait.
A futura IFTS contará com uma frota de 22 Leonardo T-346A Master, que oferecerão capacidade para exercícios de tiro aéreo, combate aéreo e reabastecimento em voo. A escola assumirá grande parte do trabalho que no passado era realizado por Unidades de Conversão Operacional (OCU – Operational Conversion Units), mas com custos muito inferiores. Tais capacidades tornarão a IFTS uma das melhores opções para o treinamento avançado para os futuros pilotos dos caças mais modernos do mundo, como o Lockheed F-35 Lightning II ou FCAS (Future Combat Air System).
@FFO