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Campanha de ensaios do Link BR2

18 de dezembro de 2020
Primeiro F-5EM com link BR2 é o FAB 4862 do 1º/14º GAV (Foto: Leandro Casella).

Campanha de ensaios do Link BR2. No dia 16 de dezembro, a FAB realizou uma demonstração da Campanha de Ensaio em Voo do Sistema Link-BR2. Como havíamos noticiado aqui, os voos de ensaio haviam começado dia 30 de novembro com o protótipo do projeto o F-5EM FAB 4862 do 1º/14º GAV. Os voos feitos pela IPEV – Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo foram feitos pelo “Prova 95” e seguiram ao longo dos dias de dezembro, até culminar com a demonstração real feita para o Alto-Comando da Aeronáutica dia 16 na Ala 3 em Canoas (RS).

FAB 4862 em voo de ensaio (Foto: FAB).

Neste dia, a Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) e a empresa AEL Sistemas apresentaram o desenvolvimento do Projeto Link-BR2 ao Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, que estava acompanhado do Comandante da Ala 3, Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, e de outros Oficiais-Generais da Força Aérea Brasileira e do Ministério da Defesa.

Além de de uma visita as instalações da AEL Sistemas em Porto Alegre, houve uma demonstração real na Ala 3 feita pelo “Prova Branco” – 2 F-5EM.

O Comandante da Aeronáutica comentou sobre a importância da implantação do Sistema para a FAB. 

“O Link-BR2 realmente vai ser um divisor de águas nas comunicações mais modernas, de dados e de voz, que muito contribuirá com os exercícios e operações que são realizados pelas nossas Forças: Marinha, Exército e Força Aérea”.

F-5EM FAB 4862 do “14” (Foto: FAB).

A aeronave F-5M, pertencente ao Primeiro Esquadrão do Décimo Quarto Grupo de Aviação (1º/14º GAV) – Esquadrão Pampa, foi preparada com equipamentos e antenas para a instalação do sistema, que permitirá à FAB a comunicação, em tempo real, entre vetores aéreos e estações de Comando e Controle.

A comunicação pela qual o sistema é desenvolvido será realizada por meio de protocolo criptografado e com alto grau de segurança, proporcionando o compartilhamento de mensagens e outras aplicações operacionais, permitindo a ampliação da consciência situacional de todos os participantes da rede, no ar e no solo. 

De acordo com o Presidente da COPAC, Major-Brigadeiro do Ar Valter Borges Malta, o Projeto Link-BR2 visa à comunicação, em tempo real, entre vetores aéreos e estações de Comando e Controle“.

A realização da Campanha de Ensaios em Voo é uma etapa muito importante de todo o projeto, pois concretiza anos de trabalho e desenvolvimento de vários setores da FAB e da Empresa. O sistema Link-BR2 é uma realidade e, futuramente, estará embarcado nos caças F-39 Gripen que atualmente estão sendo desenvolvidos na Suécia e no Brasil”.

Tenente-Coronel José Ricardo Drozdz do IPEV (Foto: FAB).

O piloto de ensaio do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), Tenente-Coronel José Ricardo Drozdz, que pilotou o F-5M 4862 com o sistema embarcado na demonstração do dia16, explicou sobre os avanços trazidos pela nova tecnologia.

Apresentação do projeto Link BR2 no auditório do 1º/14º GAV (Foto: FAB).

“Para a Força Aérea, o sistema Link-BR2 trará um ganho operacional inigualável, visto que todas as aeronaves que estiverem no Teatro de Operações terão capacidade de receber informações e também enviar mensagens e dados para as estações de solo, de forma a aumentar a consciência situacional de todos os envolvidos nas operações”.

O Diretor de Programas da AEL Sistemas, Leonardo Martins Vegini, comentou sobre o evento.

“A visita do Comando da Aeronáutica, juntamente com representantes do Ministério da Defesa, representa muito para a empresa AEL Sistemas, pois a gente pôde apresentar todos os desenvolvimentos que temos junto à Força Aérea, como o Gripen, o KC-390, o Link-BR2, as aeronaves remotamente pilotadas e a parte de comunicação. Então, foi algo muito relevante, que culminou com a demonstração em voo do sistema do Link-BR2, que trará muitas capacidades adicionais e operacionais para a Força Aérea Brasileira e que nos orgulha muito como brasileiros”.

FAB e AEL trabalharam juntas neste importante projeto (Foto: FAB).

Link BR2 em voo

Após um extenso período de preparação e planejamento, no dia o, na Ala 3, ocorreu o primeiro voo de uma aeronave da FAB como participante da Campanha de Ensaio em Voo do Projeto Link-BR2, marcando o seu início. Durante o mês de novembro, equipes da FAB estiveram no Rio Grande do Sul a fim de verificar as fases de desenvolvimento do projeto e realizar as atividades preparatórias para o início da Campanha de Ensaios em Voo. O voo foi realizado por equipagem do IPEV que, em coordenação com a empresa e com representantes do COMPREP e COPAC, cumpriu as primeiras avaliações do sistema.

Prova 95 em voo no dia 2 de dezembro (Foto: Leandro Casella).

O Piloto de ensaio da FAB e Diretor do IPEV, Coronel Aviador Marcelo Zampier Bussmann, realizou o primeiro voo no F-5M, com o sistema Link-BR2 embarcado.

“A integração do sistema mostrou-se muito robusta, não havendo problemas de interferência com os sistemas já incorporados na aeronave F-5M. É uma grande satisfação poder voar pela primeira vez um sistema concebido por inúmeras pessoas da FAB, desenvolvido por empresa brasileira e que vai contribuir de forma definitiva para prover consciência situacional no Teatro de Operações e geral vantagem tática no combate aéreo”.

Detalhe da principal antena do Link BR-2 (2ª à direita) - Foto: Leandro Casella.
Detalhe da principal antena do Link BR-2 (2ª à direita) – Foto: Leandro Casella.

O sistema inclui o equipamento de enlace de dados, instalado no compartimento eletrônico do nariz (lado direito) e quatro antenas – uma sobre o nariz entre o canhão e os sistemas eletrônicos; outra na parte inferior do nariz (ambas diminutas); uma no dorso, em forma de lâmina idêntica a primeira (VHF) e uma quarta logo a frente do pilone do central.

A previsão é que o projeto seja finalizado em 2021. O mesmo sistema será aplicado no novo caça da FAB, o F-39 Gripen, e, de forma estratégica, nas demais aeronaves operacionais.

@CAS

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