Uma aeronave de treinamento básico Nanchang PT-6 da Força Aérea do Sri Lanka (SLAF), caiu ontem (15/12), perto de Janaranjana em Sooriyapura, Kantale, causando a morte do piloto-aluno.
A aeronave, matrícula SBT-197, operada pela 1 Ala de Treinamento de Voo, decolou da Academia China Bay, em Trincomalee, para um voo de treinamento, com apenas o piloto à bordo. Segundo informações locais, a monomotor caiu 10 minutos após a decolagem, à cerca de 25 quilômetros da Academia.
Imediatamente após a constatação da queda, um helicóptero Bell 212 da SLAF foi enviado para resgate do piloto, que foi transportado com vida para o Hospital Geral Distrital de Trincomalee. Mais tarde, a SLAF informou que o Oficial Cadete Amarakoon, não resistiu aos ferimentos e faleceu. Ele havia ingressado na Força Aérea em janeiro de 2019, e iniciado os voos de instrução em China Bay em julho daquele ano.
O Comandante da Força Aérea do Sri Lanka, Marechal de Força Aérea Sudarshana Pathirana, nomeu um Conselho de Investigação para conduzir análise sobre o incidente.
O monomotgor PT-6, é a versão de exportação da aeronave de treinamento básico chinesa Nanchang CJ-6, projetada e produzida para a Força Aérea do Exército de Libertação do Povo da China (PLAAF), pela Fábrica de Aeronaves Nanchang da China (atual Hongdu Aviation). Atualmente a SLAF teria uma frota de sete aeronaves, todas operadas pela 1 Ala de Treinamento de Voo.
@FFO