Em 11 de dezembro, o Congresso dos EUA recebeu um comunicado sobre a proposta para o fornecimento de drones militares e armamentos para o Marrocos. O pacote no valor de US$ 1 bilhão, envolve o fornecimento de quatro drones General Atomics MQ-9B Sea Guardian e mísseis Lockheed Martin “Hellfire”, Raytheon “Paveway” e Boeing “JDAM”. A negociação veio através de uma mediação com ajuda dos EUA para que o Marrocos e Israel normalizem as relações.
O Congresso é sempre notificado sobre as propostas para o fornecimento de equipamentos militares para estrangeiros, para revisão antes de emitir um parecer legislativo. Segundo a lei de exportação de armas dos EUA, os membros do Congresso tem o poder de veto para essas negociações, o que não é esperado para este caso.
Seguindo o planejamento da atual administração do Presidente Donald Trump, este acordo com o Marrocos estaria entre as primeiras vendas internacionais de drones militares, reinterpretando um acordo internacional do controle de armas denominado MTCR – Missile Technology Control Regime, ou Regime de Controle de Tecnologia de Mísseis.
@FFO