A Saab informou que propõem construir dois novos centros aeroespaciais em Quebec no Canadá, caso o Gripen E for selecionada como o novo caça da Royal Canadian Air Force (RCAF). A informação foi dada no dia 14 de dezembro de 2020, durante o Aéro Montréal’s Innovation Forum 2020, complementando que a ação irá criar e proteger milhares de empregos relacionados ao setor aeroespacial.
A Saab, em cooperação com o governo sueco, ofereceu à RCAF 88 aviões Gripen E, com um suporte abrangente e pacote de treinamento para o Future Fighter Capability Project que visa escolher o substituto dos CF-188 Hornet. A proposta inclui um programa abrangente de benefícios industriais e tecnológicos em todo o Canadá, no qual esses dois centros – designados Gripen Centre and the Aerospace Research (Gripen Centro de Pesquisa Aeroespacial) e o Development Centre (Centro de Desenvolvimento), têm um papel fundamental.
O Centro Aeroespacial desenvolverá, testará e produzirá sistemas e componentes aeroespaciais de próxima geração para complementar a indústria aeroespacial canadense existente, que pode incluir sistemas aéreos não tripulados, inteligência artificial e tecnologias de aviação ambientalmente amigáveis.
O Centro de P&D aeroespacial atuará como um ponto focal ao longo de décadas para o desenvolvimento de um rico ecossistema para pesquisa e inovação, representando um componente-chave da visão de longo prazo da Saab no Canadá.
As outras duas propostas, apoiadas pelo governo dos Estados Unidos, são o Lockheed Martin F-35A Lightning II e o Boeing Block III Super Hornet.
“Se o Gripen for selecionado, a Saab está comprometida em construir, apoiar, sustentar, melhorar e atualizar o Gripen canadense no Canadá , feita pelos canadenses”, disse Micael Johansson, presidente da Saab, no dia de abertura do fórum da Semana Internacional Aeroespacial, organizado virtualmente pela Aero Montreal.
A Saab adotou uma abordagem semelhante a do Brasil, o primeiro cliente estrangeiro do Gripen E, estabelecendo a Rede de Design e Desenvolvimento do Gripen para servir como um centro de transferência de tecnologia e desenvolvimento. Embora o Gripen Center proposto em Montreal seja exclusivo para o Canadá, a Saab vai canalizar a experiência brasileira “para mitigar quaisquer riscos”, disse Palmer.
Na proposta, a montagem das aeronaves seriam feitas pela IMP Aerospace & Defense em suas instalações em Enfield, NS. Já os sistemas de missão de combate seriam construídos e mantidos em uma das duas novas instalações de pesquisa propostas para a área de Montreal. O centro do Gripen seria composto principalmente por membros de uma equipe canadense anunciada em março de 2020, que inclui IMP, CAE, Peraton Canada e GE Aviation.
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