Após desativar o Sqn 117 – The First Jet Squadron (O Primeiro Esquadrão a Jato), a Israel Air Force (IAF – Heyl Ha’Avir) faz uma de suas mais lendárias unidades ressurgir ainda mais poderosa, tornando-se assim, o terceiro esquadrão da IAF equipado com o Lockheed Martin F-35I Adir.
Apesar de ser um dos mais importantes esquadrões da IAF – o 117 foi escolhido para ser desativado no final de setembro de 2020, como parte de um planejamento maior – o Plano “Momentum” que em cinco anos, visa racionalizar custos e recursos, tornando os militares mais preparados e bem equipados.
O 117 Sqn foi criado em 1953, equipado com Gloster Meteor T-7, F-8 e PR-9. Em 1962 recebeu os Dassault Mirage IIICJ, com o qual participou da Guerra dos Seis Dias em 1967. Em 1971 foi reequipado com os IAI Nesher, equipamento que combateu na Guerra do Yom Kipur.
Em 1980 foi reequipado com o Lockheed Martin F-16A/B Netz. No ano seguinte, fez parte do ataque ao reator nuclear do Iraque, conhecida como “Operação Ópera”. O esquadrão foi o primeiro no mundo a abater um avião inimigo com um F-16 em 1981 (MiG-21) e novamente a primeira unidade do mundo a abater um MiG-23 em 1982, ambos Sírios. A partir de 1987 foi reequipado com os atuais F-16C/D Barak.
A sua desativação ocorreu no dia 29 de setembro com uma cerimônia militar na Base de Ramat David, o que incluiu um último voo de quatro F-16C/D. O fim dos voos, por hora, é inexorável, mas seu legado e sua história irão ficar e serão sempre lembrados. Afinal de contas, poucos Esquadrões podem se orgulhar de, em 67 anos de vida, ter em sua ficha corrida a participação em tantos conflitos, missões memoráveis (como o ataque a Osirak) e, claro, 128 vitórias em combate, além de ter como pilotos não um, mas alguns Ases!
No entanto desde maio deste ano já havia sido decidido que a IAF teria uma nova unidade de F-35 na Base Aérea de Nevatin. Acabou sendo decidido que o Sqn 117 seria reativado em 2021 renomeado como “The Mighty Squadron” (O Poderoso Esquadrão). Para marcar a decisão a IAF IAF divulgou uma imagem digital feita pelo talentoso Amit Agronov , de como serão as marcas do novo Sqn 117.
O Sqn 117 estreou a coluna “Esquadrão Lendários” na RFA 126.
@CAS