A empresa brasileira Atech (grupo Embraer) completou no dia 14 de dezembro 11 anos. Disposta a promover a inovação, a aplicação do conhecimento de ponta no desenvolvimento de soluções para projetos de diferentes portes e segmentos que auxiliam na construção da soberania nacional e na maneira como os clientes promovem a transformação de seus negócios, em nosso país e no mundo.
Reconhecida por seu papel de destaque nos segmentos de defesa, segurança e controle do tráfego aéreo, no início da sua segunda década de vida, a Atech tem ido além desses mercados e atuado, também, com gestão de ativos, logística, segurança cibernética e conexões inteligentes.
Dessa forma, ao mesmo tempo em que está presente em um dos segmentos mais estratégicos para uma nação, que envolve o comando, controle, segurança e eficiência dos voos, atuando fortemente como parceira em diferentes projetos das forças armadas e contribuindo, assim, para a soberania do país, também se aproxima das empresas com soluções para o desenvolvimento e evolução da sociedade. Ou seja, possui em seu portfólio produtos de aplicação dual (militar e civil).
Mesmo em um ano atípico como 2020, com os mais diversos desafios a serem superados, a Atech tem o orgulho de celebrar importantes conquistas, entre elas:
Sua participação como uma das responsáveis por garantir a autonomia brasileira no Projeto Gripen, com a responsabilidade de desenvolver atividades de absorção de tecnologia e desenvolvimento dos sistemas de suporte à missão, treinamento e simulação, em extenso programa de offset. O primeiro voo do caça F-39E Gripen no Brasil foi realizado em setembro.
Na entrega, pela Embraer à Força Aérea Brasileira, da primeira aeronave modernizada EMB-145 AEW&C (E-99M), a Atech, participa do projeto no desenvolvimento de parte do sistema de comando e controle. Também foram adquiridas seis estações de planejamento e análise de missão, que serão empregadas no treinamento e aperfeiçoamento das tripulações, estas com entrega previstas em 2021.
Ainda na área da Defesa, em março, a SPE Águas Azuis, formada pela Atech, Embraer e Thyssenkrupp assinaram contrato de construção dos Navios Classe Tamandaré da Marinha do Brasil. Caberá à Atech o fornecimento do CMS (Combat Management System) e do IPMS (Integrated Platform Management System,) da L3 MAPPS e a recepção de transferência de tecnologia em cooperação com a ATLAS ELEKTRONIK, subsidiária da Thyssenkrupp Marine Systems, que produz o CMS e o sistemas de sonar.
Além disso, ao longo do ano, a Atech abriu novos espaços no universo corporativo, oferecendo soluções tecnológicas como o OKTO, que atua em Gestão de Ativos, que vai desde o monitoramento de máquinas, passando pelo planejamento, programação e execução de ordens de manutenção, além de soluções em Logística, serviços em Consultoria e Projetos. A área B2B tem empreendido esforços através do conceito #IndustryNXT, que conta como é possível chegar à próxima geração da indústria através de soluções que permitem o controle de ponta a ponta dos processos de manutenção de forma simples e integrada, maximizando o uso dos ativos e garantindo a confiabilidade das operações.
A empresa também comemorou a conquista, pelo segundo ano consecutivo, do selo Great Place To Work, certificação do Instituto GPTW que atesta excelência mundial às empresas com boas práticas no ambiente de trabalho.
@CAS