Em 11 de dezembro, a Administração do Programa de Aquisição de Defesa da Coréia do Sul, ou DAPA – South Korea’s Defense Acquisition Program Administration, anunciou que o Helicóptero Armado Leve (LAH – Light Armed Helicopter) da Korea Aerospace Industries (KAI) recebeu a certificação provisória para operação de combate.
A declaração veio cinco anos e seis meses após o lançamento do projeto LAH, e estabelece as bases para a produção em massa do helicóptero, cujo desenvolvimento deve ser concluído no final de 2022.
O KAI LAH está sendo desenvolvido para o RoKA – Republic of Korea Army, ou Exército da República da Coréia, substituir os seus helicópteros Bell AH-1F Cobra e McDonnell Douglas MD 500 Tow Defender, atualmente em serviço. A aeronave foi apresentada pela primeira vez em dezembro de 2018, e fez o seu primeiro voo em julho do ano seguinte, nas instalações da KAI em Sacheon. Três protótipos foram construídos e estão passando pelos testes e avaliações visando a homologação. O RoKA planeja adquirir cerca de 210 unidades do LAH a partir de 2023.
O novo helicóptero sul-coreano será capaz de realizar ataques ao solo e operações de apoio aéreo aproximado. Estará armado com um canhão do tipo Gatling de 20 mm montado no queixo da aeronave, além de asas laterais para acomodar foguetes não guiados de 70 mm, bem como o míssil sul-coreano antitanque guiado Chungum (ATGM). O LAH possui um sensor eletro-óptico/infravermelho (EO/IR) montado no nariz, sistemas de autoproteção com alertas de aproximação para mísseis, bem como exaustores direcionados para cima, projetados para reduzir sua assinatura infravermelha. O helicóptero é equipado com dois motores turboeixo Arriel 2L2, desenvolvidos e produzidos em cooperação entre a Safran Helicopter Engines e Hanwha Techwin.
O projeto do LAH, juntamente com o LCH (Helicóptero Civil Leve), fazem parte de um pacote integrado de desenvolvimento de helicópteros civis e militares, com a KAI sendo a principal contratada, sob a coordenação conjunta da DAPA e do Ministério do Comércio, Indústria e Energia da Coréia do Sul (MOTIE – Ministry of Trade, Industry and Energy).
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