Entre 08 e 12 de dezembro, o Cessna 208B Grand Caravan, matrícula civil N425HP (c/n 208B-5549), efetuou um grande voo de translado entre os Estados Unidos e a Zâmbia, no continente africano.
Apesar de ostentar a matrícula civil, uma fotografia feita em 09 de dezembro, no Aeroporto de Tenerife Sur / Reina Sofia, nas Ilhas Canárias (Espanha), foi possível identificar que a aeronave ostentava o cocar da Força Aérea da Zâmbia.
O voo do N425HP, começou no dia 08 de dezembro, quando decolou do Aeroporto de Wichita Eisenhower (KICT), rumo ao Aeroporto de Bangor (KBGR). No dia seguinte, o monomotor realizou a travessia do Oceano Atlântico, com destino ao Aeroporto de Tenerife Sur (GCTS), em um voo com mais de 14h30 de duração e 2.511 km. A próxima perna aconteceu na madrugada de 10 para 11 de dezembro, com destino ao Aeroporto Internacional de São Tomé e Príncipe (FPST), onde pousou após mais de 13h40 de voo. O último trecho foi realizado até o Aeroporto Internacional de Lusaka, na capital da Zâmbia, onde pousou depois de quase 10 horas de voo.
Este seria o primeiro Grand Caravan na frota da Força Aérea de Zâmbia, cujo Esquadrão de Transporte é composto por aeronaves Bae748, MA-60, Y-12 entre helicópteros e aeronaves de pequeno porte.
@FFO