Nesta semana, uma notícia um tanto inusitada veio da Rússia. Uma uma aeronave havia sido violada e alguns equipamentos foram furtados, mas não foi qualquer avião. Trata-se de um Ilyushin Il-80 de comando e controle aerotransportado das Forças Aerospaciais Russas (RF VKS.
A informação absurda e inusitada rodou o mundo, e inclusive foi alvo de comentários do Dmitri Peskov, porta-voz do Presidente Putin, que descreveu o incidente como uma “situação de emergência” e pediu medidas para que algo assim não ocorra novamente.
O fato aconteceu em 04 de dezembro, quando aeronave Il-80, matrícula RA-86149, estava em manutenção no Complexo Técnico de Beriev Taganrog, uma subsidiária da Russian United Aircraft Corporation, região de Rostov, sul do país. Funcionários chegaram para o trabalho pela manha, e verificaram que uma escotilha de acesso ao jato estava violada, e perceberam que alguns equipamentos haviam sido subtraídos do interior da aeronave.
A Polícia local foi acionada e com a ajuda dos funcionários, concluiu que foram roubados aproximadamente 40 equipamentos rádios e cinco componentes de outras unidades não detalhadas. De acordo com relatos da mídia, um engenheiro que trabalha no avião confirmou que todos esses componentes estavam presentes quando ele foi trazido para manutenção em 2019. O funcionário salientou que a entrada principal, portas de cargas e três escotilhas de emergência foram lacradas e checadas no último dia 26 de novembro.
Os investigadores da polícia de Rostov, confirmaram oficialmente que encontraram impressões digitais e pegadas no local, e que até o momento ainda não foram feitas detenções, mas que 12 pessoas foram interrogadas.
@FFO