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Unidade da Saab Brasil produz a primeira estrutura do Gripen em São Paulo

11 de dezembro de 2020
O primeiro cone de cauda para o Gripen E/F produzido no Brasil, será enviado para a Suécia em meados de dezembro (Foto: Saab Brasil).

A fábrica de aeroestruturas da Saab no Brasil, localizada em São Bernado do Campo (SP), concluiu a produção do primeiro cone de cauda para o Gripen E/F, que será enviado para Linköping, Suécia, em meados de dezembro. A unidade paulista é a única fábrica de subconjuntos do Gripen fora da Suécia.

“Este marco representa uma nova fase no projeto Gripen Brasil, que começou com a implemantação da fábrica há três anos e meio. Essa é uma grande conquista para o nosso time. Cerca de metade de nossos montadores passaram pelo treinamento prático (on-the-job) na Suécia, que faz parte do Programa de Transferência de Tecnologia do Gripen. Desde junho, temos trabalhado na transição da fase de design para a fase de produção contínua. Agora está pronta a primeira estrutura do Gripen produzida no Brasil ”, comemora Marcelo Lima, Diretor Geral da unidade.

A brasileira Saab Aeronáutica Montagens será responsável pela produção de 72 cones de cauda, sendo 36 para a frota de Gripen E/F da FAB (Foto: Saab).

Foram investidas 960 horas neste projeto, desde o planejamento até a inspeção final, e cerca de 200 horas foram apenas na fase de produção da peça, que foi iniciada na última semana de junho deste ano.

“Além de seguir o reconhecido processo de qualidade da Saab, também procuramos otimizá-lo para obtermos resultados cada vez melhores. Nossa equipe é muito engajada nesse sentido, tanto que outro ponto marcante é que durante a produção do cone de cauda, ocorreram poucos imprevistos e, o que tivemos, foram gerenciados da melhor forma possível, comprovando o sucesso do treinamento do time em Linköping”, conta Ola Rosén, Diretor de operações da fábrica.

A Saab Aeronáutica Montagens é uma subsidiária do Programa Gripen Brasileiro, e será a responsável pela produção de 72 cones de cauda para Gripen E/F, sendo 36 para a frota da Força Aérea Brasileira. Além desta estrutura, a fábrica também será responsável pelos freios aerodinâmicos, a caixa das asas, a parte traseira e dianteira da fuselagem para o Gripen E (monoposto) e para o Gripen F (biposto).

@FFO

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