Os dois Embraer EMB-314 Super Tucano da Força Aérea do Turcomenistão, iniciaram na manhã desta sexta-feira (11/12), o trecho oceânico do traslado entre o Brasil até o Turcomenistão. As aeronaves decolaram do Aeroporto Internacional do Recife (SBRF/REC) – o PT-ZHI às 13:09 UTC e o PT-ZHJ às 13:33 UTC – com destino ao Aeroporto de Fernando de Noronha (SBFN/FEN), primeira etapa da rota.
Conforme o padrão de segurança para traslados dos monomotores Embraer 314 Super Tucano, a Força Aérea Brasileira (FAB) realiza missão de apoio posicionando aeronaves de busca e resgate (SAR) na rota sobre o Oceano Atlântico.
Curiosamente neste caso, a FAB está aproveitando o voo de recebimento do FAB 6552, o mais novo SC-105 Persuader do 2º/10º GAV Esquadrão Pelicano – leia aqui a notícia – para realizar a missão de apoio SAR aos EMB-314 turcomenos, bem como para o EMB-314 demonstrador da Embraer, prefixo PT-ZTU, que está retornando da Europa para o Brasil, depois de ser apresentado para a Força Aérea Portuguesa, conforme noticiamos aqui.
Apesar das informações escassas, a Força Aérea do Turcomenistão tem uma frota baseada em aeronaves herdadas da extinta União Soviética. A aviação de combate está baseada em aeronaves de caça e ataque Su-25 e Mig-29, com situação operacional e quantidades desconhecidas. Além dessas, teria uma frota de aeronaves de treinamento L-39, helicópteros Mi-8, Mi-17, Mi-24 e um AW101 para transporte VIP, além das aeronaves de transporte An-24, An-26 e An-74.
Obrigado aos amigos Edilson Carlos e Genival Gonzaga.
@FFO/CAS