Em 09 de dezembro, o UAV (Unmanned Aerial Vehicle), veículo aéreo não tripulado, Boeing MQ-25 Stingray N234MQ (c/nT1 ), voou pela primeira vez equipado com um pod ARS (Aerial Refueling Store) Cobhan 31-300 Series Buddy Store, destinado para missões de reabastecimento em voo. Como havíamos noticiado o pod Cobhan 31-300 havia sido instalado em julho deste ano.
Operando à partir do Aeroporto MidAmerica St. Louis, em Mascoutah (KBLV), Illinois, onde estavam os pilotos de testes da Boeing, o MQ-25 N234MQ (T1) voou por 2,5 horas equipado com o pod da Cobham, o mesmo usado pelos F/A-18s da U.S. Navy em missões de reabastecimento em voo.
“O teste com um ARS foi um grande passo na avaliação de como o MQ-25 cumprirá sua missão principal na frota, o reabastecimento em voo. O T1 continuará a render valiosos insights iniciais conforme começamos a voar com os F/A-18 em testes conjuntos a partir do convés de um porta-aviões”, disse o Capitão Chad Reed, Gerente do Programa de UAV da Marinha dos EUA .
“Ver o MQ-25 T1 voar com o hardware e software para reabastecimento em voo é uma lembrança paupável desta capacidade que estamos introduzindo no convés do porta-aviões. Estamos garantindo que o ARS em conjunto com o novo software do MQ-25, ajudem eles a estender o alcance da ala aérea embarcada”, disse Dave Bujold, Diretor do Programa MQ-25 da Boeing.
A próxima fase dos voos, irá avaliar a aerodinâmica da aeronave e do ARS em várias etapas do envelope de voo, progredindo gradualmente até a extensão e retração da mangueira e drogue. O T1 já voou cerca de 30 horas desde seu primeiro vôo em 19 de setembro de 2019.
O protótipo “T1” do Boeing Stingrey é um predecessor do modelo de produção, sendo usado para experiências e testes iniciais, estabelecendo a base para o desenvolvimento conforme as necessidades do US Naval Air Systems Command.
A Marinha dos Estados Unidos já encomendou sete Stingrays, com entregas prevista para até agosto de 2024. As primeiras quatro aeronaves do chamado projeto Engineering Development Model (EDM) foram encomendadas em um contrato de US $ 805 milhões concedido em agosto de 2018, quando o projeto do Boeing foi selecionado como vencedora da competição CBARS (Carrier-Based Aerial Refueling System). A Marinha dos EUA está planejando adquirir 70 MQ-25 que devem inicialmente equipar o Unmanned Carrier Launched Multi-Role Squadron 10 (VUQ-10), o primeiro esquadrão da Marinha dos Estados Unidos equipado com os Boeing MQ-25 Stingray, que quando em terra será sediado na NAS Ventura Country em Point Magu (CA). o MQ-25 será o novo vetor de reabastecimento em voo da frota, substituindo os F/A-18 Super Hornet, que assim ficarão voltado para sua missão fim.
@FFO