O Ministério da Defesa do Egito, publicou um vídeo mostrando o combate da sua Força Aérea contra grupos islâmicos na parte ocidental do país, perto da fronteira com a Líbia. O filme mostra como aeronaves atacando inúmeros alvos de grupos de militantes, veículos e abrigos.
O Egito e a Líbia compartilham uma fronteira comum de aproximadamente 1.115 km, por onde guerrilheiros jihadistas do ISIS e outros grupos terroristas atravessam do território líbio para o Egito. Todos os anos, as forças armadas egípcias destroem mais de 500 veículos de insurgentes que tentam acessar o país ilegalmente, transportando armamentos e munições ilegais.
A Câmara dos Representantes da Líbia, com sede em Tobruk, a 120 km da fronteira com o Egito, se comprometeu repetidamente que o Exército Nacional da Líbia (LNA – Libyan National Arab Army), Comandado pelo Marechal de Campo Khalifa Haftar, bloquearia esse caminho dos terroristas, entretanto a julgar pelas contínuas ações egípcias, não há nenhum controle de fronteira.
A Guerra Civil na Líbia persiste por quase uma década, com embates armados entre os apoiadores do Governo de Acordo Nacional (GNA – Government of National Accord), reconhecido pela ONU e chefiado pelo Primeiro Ministro Fayez Saraj, e apoiados pela Turquia, contra os seguidores do Exército Nacional Líbio (LNA – Libyan National Arab Army), liderados pelo Marechal Khalifa Haftar e apoiado pelo Egito, cujas forças armadas tem permissão para ingressar no território líbio e combater os terroristas.
Vídeo mostrando as ações da Força Aérea do Egito contra posições terroristas na Líbia (Fonte: Twitter @mahmouedgamal44).