Em 5 de dezembro, uma dupla de caças Typhoon da Luftwaffe (Força Aérea da Alemanha), em serviço de QRA – Quick Reaction Alert (Alerta de Reação Rápida) da OTAN, foram acionados para interceptar e identificar um alvo desconhecido, voando em espaço aéreo internacional ao norte da Estônia, região do Mar Báltico.
O elemento Typhoon alemão identificou a aeronave como sendo um Ilyushin Il-20M “Coot” das Forças Aeroespaciais da Federação Russa (RF VKS), com transponder desligado, em deslocamento do Continente da Rússia para o enclave russo de Kaliningrado.
A Rússia mantém uma frota de Il-20/Il-20M baseados na Base Aérea Chkalovskiy (UUMU), Distrito Militar Ocidental; Khabarovsk/Bolshoy (UHHA), Distrito Militar do Leste; Kubinka (UUMB), Comando Supremo da Força Aérea; Rostov-na-Donu/Norte, Distrito Militar do Sul; Voronezh/Baltimor (UUOW), Distrito Militar Ocidental. Essas unidades se revezam para manter pelo menos um Il-20M no Esquadrão de Aviação Composto, chamado Brigada de Aviação de Finalidade Especial, baseado em Khmeimim/Bassel Al-Assad, na Síria, subordinado diretamente ao Comando Supremo da Força Aérea.
A Aviação Naval da Federação da Rússia (AVMF-RF) também opera os quadrimotores Il-20, alocados na Base AeroNaval Severomorsk-1 (ULMD), Frota do Norte e Base AeroNaval de Yesk (URKE), subordinada ao Quartel General da Marinha Russa.
Derivado do quadrimotor soviético de passageiros Ilyushin IL-18, o Il-20M “Coot-A” é uma versão militares desenvolvidas para missões especializadas de guerra eletrônica ELINT (Electronics Intelligence) e monitoração de sinais SIGINT (Signals Intelligence). Pelo menos dez Coot-A estariam ativos na Força Aérea e Aviação Naval Russa: RA-75922, RA-75923, RF-75344, RF-75931, RF-93610, RF-93611, RF-95687, RF-95688, RF-95979 e RF-95980.
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