A Aviação do Exército da Colômbia recentemente incorporou uma nova aeronave Beechcraft KingAir 350i, que será utilizada em missões de comando, controle, ligação e transporte especial.
A nova aeronave, matrícula EJC-1101, foi incorporada ao Batallón de Aviación N° 1, da Brigada de Aviación N° 25, sediado no Aeroporto Internacional El Dorado (SKBO), em Bogotá. A nova aeronave passa a integrar a atual frota de aeronaves de transporte do Ejército colombiano.
O bimotor King Air 350i fabricado pela Beechcraft, é sucesso de vendas na sua classe em todo o mundo. Com capacidade para dois tripulantes e nove passageiros, está equipado com motores P&W PT6A-60A (1.050 shp cada), que lhe conferem uma autonomia de aproximadamente seis horas à uma velocidade de cruzeiro de 580 km/h. A aeronave está equipada com modernos aviônicos Garmin G1000, telas multifuncionais (MFD), com informações do voo, navegação, mapas, radar meteorológico, parâmetros de motores, sistemas principais, checklist, entre outros recursos.
A linha de produtos Beech King Air está em produção contínua desde 1964, e mais de 6.000 unidades de 17 variantes foram comercializadas em versões corporativas, comerciais e missões especiais para mais de 94 países. Especificamente, o King Air 350 voou pela primeira vez em 1988, e até hoje foram fabricadas mais de 500 unidades nas mais diversas versões civis e militares.
@FFO