• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Aeronautica Militare recebe o primeiro Leonardo HH-139B

2 de dezembro de 2020
O Governo Italiano encomendou 17 novos HH-139B, para cumprir missões SAR e C-SAR (Foto: AMI)

Em 30 de novembro, chegou na Base Aérea de Cervia, norte da Itália, o primeiro helicóptero de Leonardo HH-139B da Aeronautica Militare (Força Aérea Italiana). A aeronave, matrícula MM81985/15-55 (c/n 31906), será alocada na 15° Stormo, unidade especializada em missões SAR (Busca e Resgate), função para a qual os novos HH-139B foram adquiridos.

Este é o primeiro HH-139B de um segundo lote de 17 unidades adquiridas pelo Governo da Itália no ano passado. Esta compra foi necessária para completar a atual frota de 13 helicópteros HH-139A, considerada insuficiente para cumprir tarefas SAR em todo território nacional, além de missões de treinamentos.

O primeiro HH-139B, MM81985/15-55, foi designado para a 15° Stormo (Foto: AMI).

A entrega dos novos HH-139B deve ser concluída até o final de 2021, quando eles estarão baseados nas unidades militares que possuem Centros SAR, como Cervia, Decimomannu, Trapani, Gioia del Colle e Pratica di Mare. Outros cinco HH-139B já foram foram vistos em voos de teste pré-entrega na fábrica da Leonardo em Vergiate.

O HH-139B (designação militar italiana para o Leonardo AW139) é um helicóptero multiuso, equipado com moderna suíte de aviônicos, com glass cockpit com NVG (óculos de visão noturna) integrado, piloto automático AFCS digital de 4 eixos, com modos SAR e padrões FMS SAR, radar meteorológico e de busca, TCAS II (Traffic Collision Sistema de Prevenção), FLIR montado no nariz, HUMS (Health and Usage Monitoring Systems), Gravador de vídeo digital com opção de downlink, equipamentos de emergência ELT/ADELT e sistema de alerta de proximidade com o solo aprimorado (EGPWS). Também está equipado com equipamentos de comunicação segura, guincho, farol de busca, alto-falante externo, dispositivos de flutuação de emergência e demais equipamentos necessários para missões SAR e C-SAR (busca e resgate em combate).

Os HH-139 são altamente versáteis com vários layout de configuração interna desde SAR primária (cinco passageiros e uma maca), MEDEVAC (Evacuação Médica) com até quatro macas, utilitária para transporte de cargas, ou passageiros com 14 assentos. Todas essas alterações podem ser realizadas em aproximadamente 30 minutos.

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login