No dia 9 de dezembro de 2019, às 16h55min hora local, o Lockheed C-130 FACH 990 do Grupo de Aviação n°10 decolou desde a Base Aérea Chabunco, em Punta Arenas, Chile, rumo à base antártica Presidente Eduardo Frei Montalva, em missão de apoio logístico com 38 pessoas a bordo. Após 1h18min. de voo, ele caiu no mar, no estreito de Drake. Após “sumir do radar” e não chegar ao seu destino, foi iniciada uma busca na região envolvendo diversas aeronaves da FACH, RAF (A400M) e também embarcações presentes na região, inclusive das Marinhas do Chile, Brasil e Argentina.
Em 11 de dezembro, o barco de pesca chileno Antartic Endevour achou uma esponja flutuando a 30 quilômetros ao sul da última posição registrada da aeronave, situação também reportada pelo navio polar Almirante Maximiano (H41) da Marinha do Brasil, que encontrou objetos pessoais e detritos compatíveis da aeronave sinistrada. Além do H41, o Brasil enviou para auxiliar as buscas o P-3AM FAB 7202 do 1 o /7 o GAV que fez a rota Santa
Cruz – Punta Arenas, operando da região a partir do dia 11 com regresso no dia 17 de dezembro com uma equipe de 26 militares (14 por voo), perfazendo 46 horas de buscas em seis missões. O FACH 990 (c/n 382-4476) foi construído em 1978 como um KC-130R para o USMC matriculado BuNo 77- 0324, tendo voado no VMGR-352 (Cherry Point) e VMGR-152 (Iwakuni). Retirado de serviço em 2009, foi estocado no ARMAG até 2014, quando foi
vendido à FACH por US$7 milhões. Foi posteriormente convertido de KC para C-130H no Chile.