Em 20 de novembro de 2020, um tiltrotor Boeing CMV-22B Osprey COD (Carrier Onboard Delivery) BuNo 169440 fez pela primeira vez operou em um porta-aviões em alto mar, no caso o USS Carl Vinson (CVN-70), que estava navegando na costa da Califórnia. Estes foram os primeiros testes de mar com as aeronaves do Fleet Logistics Multi-Mission Squadron 30 (VRM-30) – Titans, sediado na NAS North Island (CA). Os ensaios devem continuar nas próximas semanas, visando conseguir atingir a capacidade operacional inicial (IOC) do CMV-22B antes do final deste ano.
Porém, como noticiamos aqui, este não foi o primeiro teste embarcado do CMV-22B, que esteve em julho de este ano a bordo do USS New York (LDP-21) em testes, só que com a unidade de ensaios HX-21 da USN e os HMX-1 e HMH-464, ambos do USMC. A operação do VRM-30 já marca os primeiros pousos de uma unidade operacional.
A implantação operacional do CMV-22B está prevista para ocorrer em 2021 e ocorrerá justamente a bordo do Carl Vinson, onde eles substtuirão os C-2 Greyhound. Curisosmenteo a chegada do VRM-30 também marcará a primeira implantação operacional do F-35C Lightning II embarcado, que também ocorrerá no CNV-70.
Abaixo mais fotos dos testes do CMV-22B Osprey COD. Fotos: US Navy Mass Communication Specialist 3rd Class Aaron T. Smith.
@CAS