Entre 19 e 23 de novembro, um Embraer Legacy 500, do Grupo Especial de Inspeção de Voo (GEIV), da Força Aérea Brasileira (FAB), realizou serviços de calibração e certificação de auxílios à navegação aérea no Uruguai.
O IU-50 (designação militar do Legacy), FAB 3602, deixou o Aeroporto do Santos Dumont (SBRJ), Rio de Janeiro, no dia 18 de novembro, para um pernoite em Pelotas (RS). No dia seguinte, o “GEIV 02” prosseguiu para o Aeroporto Internacional de Carrasco (SUMU), Montevidéu, onde iniciou uma série de voos de inspeção.
Durante os dias em que esteve no País vizinho, foram realizadas verificações e inspeções dos procedimentos de aproximações e saídas de/para os principais aeroportos internacionais do país, Montevidéu-Carrasco (SUMU), Punta del Este (SULS) e Durazno (SUDU).
Diante da carência pontual de recursos técnicos por parte da Autoridade Aeronáutica Uruguaia, as boas relações diplomáticas entre Brasília e Montevidéu garantiram a prestação desses serviços. As atividades do GEIV cumpriram requisitos técnicos mandatários da ICAO (International Civil Aviation Organization), para a garantia de segurança e do fluxo do tráfego aéreo comercial no país vizinho.
@FFO