A Kaijō Jieitai, ou Força de Autodefesa Marítima do Japão (JMSDF – Japan Maritime Self-Defense Force), realizou recentemente uma alteração organizacional de duas unidades voltadas à guerra eletrônica.
As unidades envolvidas são a 81 Kokutai e a 91 Kokutai, que compõem a 31 Kokugun (31st Fleet Air Wing), e estão baseadas na Estação Naval de Iwakuni, na cidade de Iwakuni, Prefeitura de Yamaguchi. A 81 Kokutai é uma unidade operacional de guerra eletrônica, que opera oito quadrimotores Lockheed Orion, sendo quatro EP-3 e quatro OP-3C, ambos equipados para funções ELINT. A 91 Kokutai, que opera três UP-3D Orion e quatro U-36A Learjet, é voltada para os treinamentos de tripulantes e militares da JMSDF para guerra eletrônica.
Em cerimonia realizada 30 de setembro deste ano, em um dos hangares Iwakuni, a unidade 91 Kokutai foi desativada, e o comandante do esquadrão devolveu a bandeira da unidade para o comandante do 31 Kokugun. Em cerimônia realizada no dia seguinte, foram ativadas duas esquadrilhas do 81 Kokutai, a 811 Hikotai que reuniu as aeronaves oriundas do esquadrão desativado (91 Kokutai), enquanto a 812 Hikotai, manteve as aeronaves pré-existentes no esquadrão original (81 Kokutai).
@FFO