Nos últimos dias os céus da região de Gavião Peixoto/SP – onde está sediada a principal planta da Embraer Defesa e Segurança tem sido palco do que pode ser considerado o primeiro reabastecimento em voo (REVO) entre aeronaves KC-390.
Estes voos aparentemente vem acontecendo desde 11 de novembro e, ao que parece, foram feitas sessões de REVO dias 11, 12, 17, 20 de novembro, envolvendo os KC-390 PT-ZNG (c/n 3900003) e PT-ZNJ (c/n 39000002), além de um Phenom 300, usado como aeronave paquera para acompanhar e filmar/fotografar os ensaios.
Não se sabe se o REVO foram a “seco ou molhado”, mas pela imagem é possível ver que apenas uma das aeronave está configurada com o Cobhan 912E Wing Aerial Refuelling Pod. O reabastecimento realizado este mês é um marco, pois o KC-390 se tornou o maior avião a ser reabastecido no ar por uma aeronave brasileira.
Como informamos ontem, o KC-390 está realizando uma campanha de REVO, desta vez para ensaiar os parâmetros visando buscar a futura certificação o próprio KC-390 como aeronave receptora. Estes voos fazem parte da campanha de certificação completa da aeronave (FOC).
Nesta tarde ocorreu mais um voo de REVO entre aeronaves KC-390 na religião de Gavião Peixoto (GPX). Apuramos que a aeronave PT-ZNJ é o KC-390 que está configurado para a missão de REVO com os pods Cobhan 912E e que a aeronave receptora é o PT-ZNG, que será o futuro FAB 2852. O paquera – Phenom 300 da Embraer mais uma vez acompanhou o voo.
É bem provável que pela duração da campanha – duas semanas, estão sendo realizados reabastecimentos sem transferência de combustível (REVO a seco) e com transferência de combustível (REVO molhado). Curiosamente o PT-ZNG, é uma aeronave destinada a FAB (KC-390 2852), que está emprestado à Embraer para agilizar a campanha de ensaios, após a perda do KC-390 PT-ZNF (c/n 3900001) em um acidente em 5 de maio de 2018 em GPX. Depois de concluídos os ensaios, o 2852 será destinado provavelmente ao 1º GTT.
@CAS