No dia 12 de novembro de 2020, o Ejército del Aire (EdA) ou Força Aérea Espanhola comemorou os 50 anos de operação dos Northrop F-5. Para marcar esta ocasião, SF-5M serial AE.9-10/23-04 recebeu uma pintura especial na deriva com a inscrição “50ª Aniversário – F-5 Freedom Fighter” envolto a cores da bandeira do país. Atualmente apenas uma unidade opera o F-5 no EdA – Esquadrón 231pertencente a Ala 23 sediada em Badajoz/Talavera la Real (LEBZ). Esta unidade é a responsável pela formação dos pilotos de caça espanhóis. Durante estes 50 anos foram voadas 167.937 horas nos F-5.
No início de 1965, a Força Aérea Espanhola decidiu que deveria substituir o Lockheed T-33A e os North American F-86 Sabre. No mesmo ano, o Ministério da Defesa anunciou oficialmente um contrato para a entrega de 70 Northrop F-5 Freedom Fighters, dos quais 62 foram parcialmente construídos e montados pela Construcciones Aeronáuticas SA (CASA) em Sevilla e Madrid/Getafe.
Em 1968, após a assinatura do contrato, os primeiros pilotos foram enviados à Williams Air Force Base (AZ) para aprender a pilotar o novo caça. Em 12 de novembro de 1970 os três primeiros Northrop F-5B Freedom Fighter (SF-5A) foram entregues pela CASA em Madrid/Getafe para para a Base Aérea Badajoz/Talavera la Real. Ao todo três Alas operaram o F-5: 21 em Moron de la Frontera AB; 23 em Badajoz/Talavera la Real e 46 em Las Palmas-Gando. Foram oito esquadrões ao todo, e a partir 1992, todos os F-5 foram concentrados na Ala 23.
É em 2003 quando chegam as primeiras quatro aeronaves modernizadas. que integram novos equipamentos, entre os quais os sistemas de navegação VOR/ILS e Tacan, sistemas de comunicação V/UHF, telas multifuncionais, computador de missão MDP, sistema inercial integrado EGI (INS/GPS), rádio altímetro, apresentação HUD e um radar virtual inovador para treinamento. Além disso, novos sistemas de gerenciamento e controle de aeronaves, sistemas de controle de aceleração e aceleração (HOTAS), sistemas de gravação de vídeo e planejamento de missão são incorporados; procedendo na parte estrutural à substituição das longarinas inferior e superior da fuselagem dianteira e dos novos bancos Baker MK16. O projeto que começou em 1989 como SF-5B+ culminou com o SF-5M, que com a desativação dos SF-5A em 2005 foi o único a permanecer em serviço.
Das 70 aeronaves montadas pela CASA sob licença da Northrop, 34 eram aeronaves de treinamento SF-5B (CE.9 no EdA); 18 aeronaves de caça SF-5A (C.9 do EdA) e 18 aeronaves de reconhecimento SF-5A (CR.9 do EdA). Hoje, após passarem por uma modernização, apenas as aeronaves biplaces estão operacionais, sendo que o inventário do EdA possui 19 dos 23 SF-5M, como foram designados os SF-5B (AE.9 no EdA).
Hoje 19 os SF-5M do EdA são: AE.9-01/23-23, AE.9-05/23-25, AE.9-07/23-01, AE.9-08/23-02, AE.9-09/23-03, AE.9-10/23-04, AE.9-11/23-05, AE.9-12/23-06, AE.9-14/23-07, AE.9-16/23-09, AE.9-17/23-10, AE.9-18/23-26, AE.9-22/23-12, AE.9-24/23-14, AE.9-27/23-16, AE.9-28/23-17, AE.9-29/23-18, AE.9-30/23-19 e AE.9-31/23-20.
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