Conforme noticiamos aqui em 12 de novembro, as Forças Aeroespaciais da Federação Russa (RF VKS) estão realizando uma verdadeira ponte-aérea, transportando militares e equipamentos, que estão atuando na missão de paz no conflito entre a Armênia e o Azerbaijão, na região de Nagorno-Karabakh. Desde 10 de novembro, quando inciou a mobilização, a RF VKS já realizou mais de 230 voos.
O Ministério da Defesa da Rússia (MoD) informou que enviaria para a região de Nagorno-Karabakh, aproximadamente dois mil militares, uma centena de veículos blindados, cerca de 400 viaturas militares, além de helicópteros de transporte e combate, e equipamentos especiais.
Mais de duas dezenas de aeronaves de transporte pesado Il-76 Candid, das Forças Aeroespaciais da Rússia, foram vistos descarregando tropas da 15ª Brigada de Paz, veículos e helicópteros nos aeroportos de Yerevan, capital da Armênia. Além dos Il-76, dois transportadores super-pesados Antonov An-124 Ruslan, da Unidade de Voo 224 (224 FU JSC), da companhia estatal Airlines Company, estiveram envolvidos nas missões de transporte logístico na Armênia.
Nas áreas de atuação da missão de paz russa em Nagorno-Karabakh, o monitoramento do cessar-fogo é realizado 24 horas por dia, através de 23 postos de observação espalhados pela área, sendo doze no lado sul e onze na região norte. Além da atuação direta na monitoração dos combates, o Ministério da Defesa da Federação Russa constituiu um Centro Conjunto de Resposta Humanitária, na localidade de Stepanakert, dentro da Zona em disputa.
@FFO