O Ministro da Defesa Nacional da Tunísia, Imed Hazgui, anunciou oficialmente no dia 19 de novembro de 2020, que o governo aprovou o contrato para compra de oito aeronaves de treinamento Beechcraft T-6C Texan II para a Quwwat al-Jawwiya At’Tunisia (Força Aérea da Tunísia).
Em outubro de 2019, o Departamento de Estado dos EUA já havia aprovado a venda via FMS de até 12 T-6C, equipamentos associados e suporte logístico a Tunísia por um custo estimado de US$ 234 milhões. Outra aprovação do Departamento de Estado data de 25 de fevereiro de 2025, foi para compra de quatro Beechcraft AT-6C Wolverine, o que elevaria para 16 o número de aeronaves AT/T-6. Porém a crise causada pela pandemia de COVID-19 restringiu os recursos, que só permitiram a compra de oito treinadores.
Os T-6Cs provavelmente substituirão os Aero L-59T do 13 Sq, com sede em Sfax/Thyna (DTTX). A Túnisia passará a ser o 11º operador do Texan II junto com Argentina, Canadá, Estados Unidos, Grécia, Iraque, Israel, México, Marrocos, Nova Zelândia e Reino Unido.
@CAS
.