• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Super Tucano para Portugal?

19 de novembro de 2020
A-29 pode ser adquirido por Portugal? (Foto: Jorge Ruivo).

O EMB-314 Super Tucano PT-ZTU pertencente a Embraer Defesa e Segurança está neste momento na Europa, mais precisamente em Portugal, realizando um série de demonstrações para a Força Aérea Portuguesa (FAP).

Inicialmente, a FAP estaria interessada no Super Tucano como um possível substituto para a sua frota Dasault-Dornier Alpha Jet, que foi retirada de serviço em 18 de janeiro de 2018. Portugal adquiriu em 1992 um lote de 50 unidades ex-Luftwaffe que, inicialmente, operaram em duas Esquadras em missões de interdição, COIN e ataque ao solo. Em 2005 passaram a ser concentrados na Esquadra 301para instrução avançada até serem substituidos pelos F-16A/B MLU. Também operaram na Esquadra 103 a equipe de demonstração aérea da FAB “Asas de Portugal” de 1992 a 2010.

Desde de 17 de novembro de 2020, o PT-ZTU tem sido visto em Monte Real (Base Aerea 5), realizando uma série demonstrações aos militares portugueses, inclusive, tendo feito ao menos uma missão de emprego no Campo de Tiro de Alcochete, situado ao sul de Monte Rei no dia 18/11.

Super Tucano pousa em Monte Rei em Portuga para uma sessão de demonstração para FAP (Foto: Jorge Ruivo).

Apesar da FAP não ter oficialmente aberto uma licitação para a compra de um substituto do Alpha Jet, o fato é que a saída destas aeronave deixaram um lacuna, que pode ser muito bem preenchida pelo Super Tucano, que naturalmente, torna-se um favorito. Isto porque além da boa relação com a Embraer, que tem fábrica no país a OGMA (Alverca, Portugal), Portugal é parceiro do programa KC-390 e o primeiro comprador estrangeiro (5 unidades), o que certamente ajuda a intenção da Embraer de fazer da FAP o 17º operador do Super Tucano.

No entanto, ter preferência não significa vencer. Não se sabe se sabe si, quando e, em caso de compra, quantas aeronaves poderão ser adquiridas. E naturalmente, em caso de abrir uma RFI (Request For Information), outras empresas como a Beechcraft com seu T-6C Texn II, a Pilatus com o PC-21, a Calidus com o B-250 Bader, entre outras, certamente irão se apresentar.

O fato é que os testes do A-29 em Monte Rei indicam que no mínimo este assunto de suceder o Alpha Jet está amadurecendo e deverá, sim, ser alvo de alguma aquisição no futuro, onde o Super Tucano já largou na frente.

PT-ZTU operando no Campo de Tiro de Alcochete em 18 de novembro.

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login