Está circulando nas redes sociais chinesas, uma imagem de uma avião-tanque Yunyou-20 (Yun-20), em desenvolvimento para a Força Aérea do Exército de Libertação do Povo Chinês (PLAAF – People’s Liberation Army Air Force), supostamente reabastecendo um caça stealth J-20.
Sem a confirmação de autenticidade, a suposta fotografia seria o primeiro avistamento público de uma missão de reabastecimento em voo (REVO) entre as duas aeronaves chinesas, mostrando que o projeto do Yunyou-20 estaria em fase avançada de desenvolvimento.
O sistema usado na fotografia do REVO, foi uma mangueira na asa esquerda (probe & drogue), mas o projeto do reabastecedor Yun-20 contempla também o sistema do tipo boom (lança), o que possibilitará atender três aeronaves receptoras simultaneamente. Segundo informações, o reabastecimento através do sistema boom pode transferir 12.000 litros de combustível em de dois minutos, mais do que a capacidade máxima dos caças J-20, de 10 toneladas.
Especialistas chamam a atenção para a importância estratégica deste projeto para as forças armadas chinesas. Com reabastecimento em voo, os caças stealth J-20, teriam o seu alcance estendido para mais de 8.000 km, com um raio de combate de aproximadamente 3.000 km, podendo facilmente cobrir toda a primeira e segunda cadeias de ilhas, tornando-se a primeira linha de defesa chinesa. Com múltiplos abastecimentos, os J-20 seriam capazes de cobrir missões intercontinentais, acima de 15 mil quilômetros, comparáveis aos americanos F-22 Raptor.
Além do reabastecimento de aeronaves de caça, os novos Yun-20 também seriam capazes de reabastecer os bombardeiros estratégicos nucleares H-6N.
Os novos aviões-tanque Yunyou-20 deverão substituir os reabastecedores Ilyushin Il-78 atualmente em uso no PLAAF. Há poucas informações públicas sobre a nova aernave, mas de acordo com a Universidade da Força Aérea Chinesa, o peso máximo de decolagem seria de aproximadamente 179 toneladas, com um payload de 55 toneladas. Como o projeto Yun-20 deriva do quadrimotor de transporte Y-20, a capacidade de combustível de ambos seria similar, algo próximo de 77 toneladas.
Além do reabastecedor Yun-20, a indústria chinesa trabalha no desenvolvendo duas versões baseadas no quadrijato de transporte Xi’an Y-20, uma de Alerta Aéreo Antecipado (AEW) e outra de Guerra Eletrônica.
@FFO