No dia 13 de novembro, o Presidente do Uruguai, Sr. Luis Lacalle Pou, teve a oportunidade de voar em um caça Cessna A-37B Dragonfny, da Força Aérea do Uruguaia (FAU). O voo foi realizado na aeronave, FAU 282, pertencente ao Esquadrão Aéreo nº 2 (Caça), que decolou com o presidente da Base Aérea de Carrasco, em Montevidéu, com destino a uma área restrita de treinamento na região de Tacuarembó, onde foram realizadas manobras de combate, para demonstração ao mandatário nacional.
Aproveitando a operação de treinamento anual rodopista, realizada pela FAU, o voo foi finalizado com um pouso na pista auxiliar de emergência, localizada na rodovia Ruta 9, km 306, próximo do acesso ao Parque Nacional da Fortaleza Santa Teresa, onde o Presidente Lacalle Pou tinha compromissos.
Após o pouso em Rocha, em entrevista aos jornalistas que o aguardavam, o Presidente foi questionado sobre a possibilidade de aplicar a Lei de Abate, que permite a imobilização de aeronaves em voos clandestinos sobre território uruguaio, geralmente transportando drogas. Lacalle Pou respondeu que lei visa coibir as operações ilegais e evitar que o Uruguai seja usado para o tráfico internacional de drogas. O retorno do mandatário para a Capital Federal ocorreu a bordo de um helicóptero da Força Aérea.
@FFO