Pela primeira vez as Marinhas de Portugal e da Alemanha realizaram um exercício conjunto onde helicópteros Westalnd Sea Lynx Mk88 pertencentes ao Marinefliegergeschwader 5 (MFG5) da Marinha da Alemanha operaram embarcados em navios da esquadra portuguesa, no caso a Fragata da Classe Vasco da Gama – NRP Corte-Real (F332).
O objetivo foi a partilha de experiências e procedimentos inerentes à operação das duas plataformas, permitindo ampliar a capacidade de atuação combinada das duas Marinhas no cenário da OTAN.
Outro ponto importante foi adestrar a tripulação do navio, uma vez que Marinha Portuguesa está momentaneamente sem seus Lynx. A frota de Lynx da Marinha Portuguesa, que opera há 25 anos nas Fragatas da classe Vasco da Gama e há 11 anos nas Fragatas da Classe Bartolomeu Dias, estão em processo de modernização na Leonardo Helicopters (Yeovil – Reino Unido). A modernização, que esta sendo feita nas cinco aeronaves Lynx Mk.95 do EsqHel da Marinha, é muito similar a realizada para os AH-11A Super Lynx (MK.21A) da Marinha do Brasil, que estão sendo convertidos ao padrão AH-11B Wild Lynx (Mk.21B).
É a primeira vez que uma fragata portuguesa embarca um destacamento de helicópteros estrangeiro, tendo-se iniciado os preparativos para a concretização desta cooperação em meados de 2019, os quais incluíram conversações e visitas técnicas ao NRP Corte-Real.
O destacamento de helicópteros alemão permanecerá integrado na Fragata Corte Real, como meio orgânico, até ao mês de dezembro de 2020, onde está previsto que o navio português, com nau-capitânia da Força Naval Permanente da NATO, navegue pelas águas frias do Mar da Noruega e a Norte do círculo polar Ártico.
@CAS