A Ministra das Forças Armadas da França, Florence Parly, confirmou que a empresa MBDA vai desenvolver um novo míssil para emprego nos helicópteros Eurocopter Tiger Tiger HAD (Hélicoptère d’Appui Destruction dentro do programa Future Tactical Air-Surface (MAST-F), que deverá ser o principal armamento ar-solo do exército francês (l’armée de Terre).
A MBDA foi selecionada após propor à Direction Générale de l’Armement (DGA) seu conceito MHT/MLP (Missile Haut de Trame/Missile Longue Portée) que se baseia nas tecnologias do MMP de médio alcance, o primeiro míssil de combate terrestre de 5ª geração a entrar em serviço em todo o mundo. Sua arquitetura modular permitirá a fácil integração do MHT/MLP em uma variedade de plataformas de combate, além do Tiger.
O MHT/MLP pesa 20% menos do que outros mísseis em sua categoria, o que representa uma economia de peso de quase 100 kg no helicóptero Tiger, que poderá transportar até oito mísseis em configuração de combate. Com um alcance de 8 km, o MHT/MLP pode ser empregado de dia ou a noite, inclusive no modo Beyond-Line-Of-Sight (BLOS), com um link de dados bidirecional que envia imagens do buscador optrônico visível e infravermelho de alta resolução do míssil de volta ao operador.
A tripulação do Tiger poderá usar essas imagens para escolher o ponto de impacto do míssil ou para selecionar um novo alvo em voo, tornando a arma adequada para situações de campo de batalha fluídos.
@CAS