O Naval Aviation Training System e Ranges (PMA-205), concluiu recentemente os testes do mais novo sistema de treinamento de combate aéreo, o Tactical Combat Training System Increment II (TCTS II), desenvolvido para a aviação naval da US Navy (USN) e US Marines Corps (USMC).
Os testes finais foram realizados por um F/A-18E/F Super Hornet, a serviço do Air Test and Evaluation Squadron 23 (VX-23), na Estação Naval de Patuxent River. Este é um importante marco para este programa, cujo planejamento estratégico e inovador envolveu diversas organizações que trabalham em conjunto com a indústria, para concluir o projeto em tempo recorde.
“É um marco significativo quando um sistema deixa os laboratórios, e vai para testes de voo em Pax River. Por conta de um árduo trabalho conjunto entre as nossas equipes e as indústrias, os testes estão cumprindo o cronograma, permitindo que a produção em baixa escala, inicie no mês de abril”, disse a Gerente do Programa PMA-205, Capitã Lisa Sullivan.
Os programas de treinamento de combate aéreo tradicionais, incluem uma combinação de voos reais e simulados, visando preparar os pilotos para cenários de combates com adversários reais. Com o passar do tempo, os requisitos de adestramentos mudaram, e a aviação naval dos EUA trabalhou com a indústria para encontrar novas metodologias de treinamento de combate, para otimizar e aprimorar a prontidão das suas equipagens.
Desenvolvido pela Collins Aerospace Systems, o TCTS II é um sistema de arquitetura aberta que permite o treinamento de combate aéreo altamente seguro. Ele substitui e aprimora a estrutura atual, inserindo um sistema de treinamento criptografado e certificado, em combates aéreos reais, combinado com cenários virtuais sintéticos on-line. As tripulações poderão realizar missões de combate aéreo com armas reais ou simuladas, usando táticas de guerra eletrônica contra ameaças simuladas.
O Programa TCTS II oferece recursos avançados, como ameaças de guerra eletrônica e sistemas baseados em solo. O poderoso processador aliado ao datalink de grande capacidade, baseados em uma arquitetura aberta, garantem que o sistema seja completamente adaptável para atender aos requisitos atuais e futuros, com baixo investimento.
No início do ano a USAF aderiu ao novo Programa de treinamento, trazendo importantes recursos financeiros, que somados aos esforços da U.S. Navy, reduziram os custos de operação do sistema e aceleraram o processo de homologação. Ambas forças irão compartilhar os sistemas de treinamentos do novo Programa TCTS II.
O PMA-205 trabalha desde a aquisição até a gerenciamento dos pacotes de treinamentos a Aviação Naval (USN e USMC). As suas responsabilidades incluem a execução da estratégia de treinamento construtivo virtual e real da Aviação Naval, execução do Plano de Gerenciamento do Simulador de Voo Naval, comunalidade e interoperabilidade entre sistemas, aquisição e manutenção de produtos e serviços de treinamento, modernização e atualizações de tecnologias.
@FFO