O Ministério da Defesa (MoD) da República da Croácia, começou a avaliar três propostas recebidas de fornecedores estrangeiros, objetivando o fornecimento de um lote de caças multifuncionais para reequipar a sua força aérea.
Em 11 de novembro encerrou a janela para os licitantes apresentar as suas melhores propostas e ofertas, chamada tecnicamente de BAFO (Best And Final Offer). Apresentaram propostas a americana Lockheed Martin, que ofereceu os seus F-16 Block 70, a francesa Dassault, que propôs os seus caças Rafale e a sueca Saab, que ofereceu os caças JAS-39 C/D Gripen.
“O processo de tomada de decisão a nível governamental começará no início de 2021, e incluirá o parecer do Comité de Defesa do Parlamento Croata e do Conselho de Defesa, e a decisão final será do Governo da República de Croácia, de acordo com a oferta mais favorável para estes caças multifunções.” – afirmou o comunicado do MoD.
Uma comissão interministerial manterá conversas diretamente com os participantes da licitação, para esclarecer pontos cruciais antes da definição. Detalhes como o fornecimento de simuladores de voo, pacote de armas, o treinamento de pilotos, suporte e a transferência de tecnologia, e até mesmo a redução de valores, estará em discussão. Agora o processo entra na fase de análise de documentação, e a decisão final do Governo Croata será conhecida no decorrer do próximo ano.
Não foram informados detalhes sobre as propostas, nem mesmo a quantidade de aeronaves envolvidas. O MoD afirmou que esses dados são classificados, e não podem ser divulgados enquanto o processo de avaliação e seleção estiver em andamento.
Atualmente a primeira linha de defesa da Hrvatske Zračne Snage (Força Aérea da Croácia), está galgada em cerca de oito Mig-21bis e Mig-21UM “Fishbed”, recebidos de usados e modernizados entre 2003 e 2004. Todas essas aeronaves estão baseadas no esquadrão de caça 191. Eskadrila Lovačkih Aviona, subordinado ao 91 Krilo, com sede na Base Aérea de Zagreb / Pleso (LDZA). Apesar de não ter sido divulgado oficialmente, comenta-se que a proposta dos novos caças multifuncionais, envolverá aproximadamente 12 aeronaves, quantidade suficiente para substituir a obsoleta frota de Fishbed.
@FFO