Nesta quinta-feira (12), o Ministério de Defesa da Rússia (MoD) divulgou um comunicado informando que o país atuará no processo da manutenção de paz, na região de Nagorno-Karabakh, zona em disputa e conflitos entre a Armênia e o Azerbaijão.
Aeronaves de transporte pesado das Forças Aeroespaciais Russas, Antonov An-124 Ruslan, pousaram no aeroporto de Yerevan, Armênia, levando oito helicópteros Mi-8 e Mi-24, pertencentes à Aviação do Exército.
“Esses helicópteros estarão envolvidos na operação da manutenção da paz, monitorando o cessar-fogo nas áreas de controle de operações militares na zona de conflito de Nagorno-Karabakh”, disse o comunicado do MoD.
Além da atuação direta na monitoração do cessar-fogo, usando helicópteros de combate Mi-24 “Hind”, serão realizadas missões de transporte tropas e equipamentos para as áreas de difícil acesso, realizadas pelos helicópteros Mil Mi-8 “Hip”.
Para controlar o conflito entre Armênios e Azeris, a Rússia enviará para a região de Nagorno-Karabakh, um contingente de manutenção da paz com 1.960 militares, 90 veículos blindados de transporte pessoal, 380 veículos leves e equipamentos especiais. As operações de monitoração de paz estarão sob o controle da 15ª Brigada de Infantaria Motorizada, pertencente ao Distrito Militar Central das Forças Armadas da Federação Russa. Serão instalados postos de observação ao longo da linha de contato em Nagorno-Karabakh e no corredor Lachin.
@FFO