A Operação Vitória ocorre entre 03 e 11 de novembro, no Campo de Instrução Santa Tecla, na localidade dos Olhos D’Água, município de Bagé (RS). A área de atuação do efetivo estará entre os municípios de Dom Pedrito/RS até Ibaré. Estão envolvidos mais de quatro mil militares e 700 viaturas operacionais, entre blindados, viaturas leves, de transporte e de apoio ao combate. O exercício de adestramento avançado, encerra o ano de instrução, empregando de forma sinérgica, meios operacionais, aéreos, logísticos e de comunicação, em um cenário simulado de ações de defesa externa, num contexto figurado de litígio pela região sul do país.
Em 08 de novembro, cerca de 600 militares do efetivo da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada (8ª Bda Inf Mtz) participaram de uma instrução com 2º Batalhão de Aviação do Exército (2º BAVEx), durante a Operação Vitória. A atividade contou com uma instrução de técnicas aeromóveis, com uma jornada teórica, seguida de um voo em aeronave HM-4 Jaguar, na área de operações.
Quatro aeronaves do CAVEx – Comando de Aviação do Exército, foram deslocadas de Taubaté (SP), para o sul do estado do Rio Grande do Sul. Estão envolvidos na Operação Vitória, o HM-4 Jaguar EB 5011, o HM-2 Pantera EB 2025 e dois HA-1 Fennec EB 1023 e EB 1028.
@FFO