A United States Navy (USN) informou que deverá adquirir uma nova aeronave para treinamento multimotor visando a formação dos novos pilotos da USN, do US Marine Corps (USMC) e da US Coast Guard (USCG) a partir do ano fiscal (FY) de 2023. Este novo vetor irá substituir os bimotores Beechcraft C90 King Air, designado T-44 Pegasus na USN, que é empregado desde 1980. Atualmente a versõa T-44C serve em duas unidades de treinamento: VT-31 e VT-35, ambos da NAS Corpus Christi (TX) (KNGP).
Emitido pelo Naval Air Systems Command (NAVAIR) em 6 de novembro, o novo requerimento de informações (RFI – Request For Information) substitui outro emitido em maio de 2020. Na solicitação original, o requerimento foi uma Especificação Baseada em Desempenho (PBS – Performance Based Specification) que estabeleceu as capacidades gerais do sistema, funcionalidade e equipamento para o avião comercial, que seria escolhido como Sistema de Treinamento de Multimotor (METS – Multi Engine Training System). Já o novo RFI agora inclui um cronograma para a aquisição.
Conforme o NAVAIR, um rascunho de solicitação de propostas (RFP – Request For Proposal) será emitido no quarto trimestre do ano fiscal de 2021, a ser seguido por uma RFP final no segundo trimestre do ano fiscal de 2022, e, uma concessão do contrato no primeiro trimestre do ano fiscal de 2023.
O RFI estabeleceram alguns parâmetros de desempenho para a aeronave ser candidata, entre eles velocidade de cruzeiro não inferior a 195 kt, um teto de serviço não inferior a 20.000 pés e uma autonomia não inferior a 3,5 horas. Diante disto aeronaves como o Beechcraft 350, Cessna 408, Let L-410 despontam como candidatos natos.
@CAS