Entre 05 e 27 de novembro, a Força Aérea Brasileira (FAB) realiza no Sul do País, o Exercício Operacional Tínia (EXOP Tínia), treinamento militar que simulará o ambiente de uma guerra aérea convencional, também chamada de guerra regular. Estarão envolvidas mais de 35 aeronaves e cerca de 400 militares do efetivo, oriundos de Unidades de todo o país.
As atividades ocorrem na Ala 3 – Base Aérea de Canoas e na Ala 4 – Base Aérea de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Ambas Organizações Militares estão subordinadas ao Comando de Preparo da Aeronáutica (COMPREP), que está à frente das atividades, e segue a proposta de adequar os treinamentos nacionais ao perfil encontrado no cenário internacional.
Este treinamento é fundamental para garantir a continuidade da capacitação operacional dos militares da Instituição e a pronta-resposta para emprego em diversas missões que são executadas pela Força. A manutenção da qualificação e capacitação operacional garantem que os militares estejam preparados para atuar em missões diversas.
Para garantir a segurança dos participantes e da população local, foi elaborado um plano de biossegurança com base nos protocolos estabelecidos pelas autoridades de saúde para o enfrentamento à COVID-19.
@FFO