Desde o dia 06 de novembro, a Força Aérea Brasileira (FAB) segue com a aeronave C-130M Hércules, FAB 2477, do 1°/1° GT – Esquadrão Gordo, prestando apoio ao estado do Amapá (AP), em razão da falta de abastecimento de energia.
Somente no sábado (07), foram transportadas 4,2 toneladas de equipamentos que serão utilizados para auxiliar no restabelecimento da energia. O “Gordo 77” decolou da Ala 8 – Base Aérea de Manaus (MA), às 13h18 (horário de Brasília) e, pousou em Macapá (AP), às 15h30, transportando um trator e uma carreta que farão o transporte de geradores, além de cabeamentos. Os equipamentos serão utilizados para substituir os componentes danificados na subestação de energia elétrica.
Segundo o piloto do C-130 Hércules, Capitão Aviador Arthur Souza Rodrigues da Costa, esta é a segunda missão de apoio à Operação Amapá. “A Força Aérea Brasileira, por intermédio do Esquadrão Gordo e de outras Organizações, está empenhada no restabelecimento das condições normais do Amapá”, finaliza o Oficial.
A Operação Amapá foi designada pelo Ministério da Defesa e é coordenada pelo Ministério de Minas e Energia, e visa reduzir os impactos da falta de energia elétrica, causada por um incêndio em uma subestação no norte do Estado. O Gabinete de Crise do Governo Federal acionou o Comando da Aeronáutica (COMAER) para prestar o apoio necessário, e a previsão é que sejam transportadas por via aérea, aproximadamente 51 toneladas de materiais e equipamentos.