Entre 05 e 27 de novembro, a Força Aérea Brasileira (FAB) realiza no Sul do País, o Exercício Operacional Tínia (EXOP Tínia), treinamento militar que simulará o ambiente de uma guerra aérea convencional, também chamada de guerra regular. As atividades ocorrerão na Ala 3 – Base Aérea de Canoas e Ala 4 – Base Aérea de Santa Maria, Organizações Militares subordinadas ao Comando de Preparo da Aeronáutica (COMPREP).
Em sua segunda edição, o EXOP Tínia faz parte do calendário anual da FAB e tem como objetivo manter a operacionalidade e o adestramento de todas unidades envolvidas, que atuarão em um ambiente de combates aéreos, simulando o conflito entre dois países que disputam um território.
Estarão envolvidos diretamente no EXOP Tínia, mais de 400 militares de todas as regiões do País e mais de 35 aeronaves de Caça (F-5M, A-1M e A-29), Reconhecimento e Vigilância (E-99 e R-35), Asas Rotativas (H-60L) e Transporte Logístico e Apoio (C-99, C-105, C/KC-130M e KC-390).
Além das unidades de aviação, estarão envolvidos no Exercício o Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II); o Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC); os Grupos de Defesa Antiaérea (1º, 2º e 3º GDAAE), além o Terceiro Grupo de Artilharia Antiaérea (3º GAAAE) do Exército Brasileiro.
Ao longo dos 23 dias do EXOP Tínia, serão praticadas diversas missões de Escolta, Reconhecimento Aéreo, Controle e Alarme em Voo, Ataque, Varredura, Reabastecimento em Voo, Posto de Comunicação no Ar, Defesa Aérea, Defesa Antiaérea e Transporte Aéreo Logístico. Os voos serão realizados em espaço aéreo reservado, localizado ao Sul do Estado, entre as duas cidades que sediam o exercício. A área escolhida não afetará a circulação aérea geral.
O Diretor do Exercício (DIREX) e Comandante da Ala 3, Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, ressalta a importância do treinamento para a FAB. “O objetivo desse Exercício é treinar guerra aérea convencional, para manter a operacionalidade da Força. E todo treinamento de grande porte se torna desafiador, pois cada vez mais nos exige competências diferenciadas no adestramento de todas as nossas capacidades”.
O COMPREP está à frente da atividade, que segue a proposta de adequar os treinamentos nacionais ao perfil comumente encontrado no cenário internacional. Um dos benefícios do EXOP Tinia é a capacidade de treinar a coordenação das manobras entre as duas localidades, Canoas e Santa Maria, podendo reunir mais de 20 aeronaves em uma mesma missão aérea composta.
Baseado na Mitologia Etrusca – povo que viveu na região da atual Toscana, na Itália – a palavra “Tínia” significa “Deus do Céu”, equivalente ao Deus Grego Zeus e ao Deus Romano Júpiter. Como um dos pilares do exercício operacional é o combate BVR (Beyond Visual Range – Além do Alcance Visual) e o domínio do espaço aéreo, nada mais significativo que denominar o Exercício com o “Deus do Céu”.
Devido ao enfrentamento da emergência de saúde pública de importância nacional, em decorrência da pandemia internacional do novo corona vírus, e segundo as orientações contidas na Portaria nº 358/GC3 do COMAER, referente as ações de combate ao COVID-19, a FAB informa que serão aplicadas todas as medidas de distanciamento e de proteção individual de todos os participantes.
@FFO