A Royal Australian Air Force (RAAF) deve retirar de serviço suas últimas aeronaves McDonnell Douglas (Boeing) F/A-18A/B Hornet em 2021, quando deverão ser substituídas pelos novos Lockheed Martin F-35A. Ao todo a RAAF adquiriu 75 Hornets, sendo 57 “Alfas” e 18 “Bravos” em 20 de outubro de 1981, que foram entregues entre 1984 e 1990. Nos últimos meses a RAAF iniciou a venda de seus 71 Hornets remanescentes, sendo que em março de 2020 46 foram negociados com a empresa privada Air USA para treinamento dissimilar. Outros 25 foram vendidos ao Canadá para operarem na Royal Canadian Air Force (RCAF) em dois lotes, um em 2017 e outro em 2019. Com as vendas gradualmente os FA-18A/B começam a ser retirados de serviço para serem entregues. Hoje dois esquadrões operaram o Hornet na RAAF: o 75 Sq (RAAF Base Tindal) e o 77 Sq (RAAF Base Williamtown).
Este último resolveu fazer uma sessão foto com quatro F/A-18A/B, com de um C-130J (A97-441) do 28 Sq, onde dois dos Hornets estão usando esquema de pintura especial para marcar o fim deste clássico caça na unidade!
O esquema de pintura em verde do F/A-18A+ A21-39 (c/n 657/AF39) é o de “33 anos de Hornet no 77 Sq – 1987 -2020” Já o F/A-18A A21-23 (c/n 483/AF23) ostenta a pintura “Worimi Hornet” que usa arte do Kilyarr Kilyarr, a águia Wedgetail, para demonstrar o compromisso da Força Aérea com os homens e mulheres indígenas que serviram e continuam servindo na Força de Defesa Australiana. Além deste o F/A-18A A21-7 (c/n 292/AF7) participou do voo com um F/A-18B de “paquera” para fotos.
Abaixo o espetacular ensaio feito novembro de 2020 na costa australiana. Fotos Departamento de Defesa da Austrália/RAAF.
@CAS