No próximo dia 17 de novembro, a Lockheed Martin deverá oficializar a sua oferta de um lote de caças F-16 Fighting Falcon para a Força Aérea Colombiana (FAC). A apresentação ocorrerá em reunião de executivos da empresa americana com autoridades colombianas, no Comando Aéreo de Combate No. 1 “CT. Germán Olano Moreno”, Base Aérea de Palanquero. O Governo da Colômbia tem demonstrado forte interesse em adquirir os caças fabricados pela Lockheed, e por este motivo quinze executivos da empresa estarão presentes nesta reunião.
Durante a Feira Aeronáutica Internacional F-Air 2019, em Rio Negro, Colômbia, a Lockheed Martin promoveu publicamente o F-16V Fighting Falcon Block 70/72, com uma grande maquete da aeronave exposta no seu estande. Durante o evento, foram realizadas reuniões iniciais envolvendo oficiais da FAC e o vice-Ministro da Defesa.
Conforme informações, o ex-presidente Juan Manuel Santos, teria assinado uma Carta de Intenções com a Lockheed, que teria sido endossada pelo atual presidente Iván Duque. Obviamente não vazaram informações sobre os detalhes e planos constantes no referido documento. Recentemente divulgamos aqui, transferência de três aeronaves Lockheed C-130H excedentes da USAF para a Força Aérea Colombiana, demonstrando a longa cooperação entre os EUA e o país sul-americano.
@FFO