O Ministério da Defesa italiano publicou seu último documento de planejamento plurianual para 2020-2022 (DPP – Documento Programmatico Pluriennale), mostrando um grande impulso em seu orçamento de defesa.
Uma das prioridades será a aquisição de uma plataforma C4ISTAR (Command, Control, Communications, Computer, Information/Intelligence, Surveillance and Targeting) baseada no Gulfstream G550. O documento de planejamento não revela quantas aeronaves serão adquiridas, mas o orçamento do programa é de US$ 1,45 bilhão.
“O programa se refere a um sistema multimissão, baseado na plataforma aérea Gulfstream G550 equipada com sensores modernos para coleta de informações estratégicas e superioridade eletrônica, adequado para integração em uma arquitetura centrada na rede de C4ISTAR para compartilhamento de informações em tempo real, capaz de operar ambos em um contexto autônomo [e como parte] de uma estrutura complexa entre forças”, observou o DPP.
Esta nova plataforma C4ISTAR deve ser equipada com sensores para coleta de dados e sistemas datalink, para transmissão de informações em tempo real, com capacidade para gerenciar o cenário de combate.
Atualmente a Aeronautica Militare (AMI) possui duas aeronaves Gulfstream E-550A CAEW – Conformal Airborne Early Warning, matriculadas MM62293 # 14-11 e MM62303 # 14-12. Elas foram adquiridas em 2012 da IAI – Israel Aerospace Industries, como parte de um acordo após Israel adquirir 30 aeronaves Leonardo M-346.
@FFO