A Força Aérea da República da Coréia do Sul (RoKAF – Republic of Korea Air Force) ativou no dia 3 de novembro de 2020 sua primeira ala de reconhecimento, voltada para operar vetores importantes, como os recém adquiridos quatro Northrop Grumman RQ-4B Global Hawk. O Departamento de Estado dos EUA, aprovou em julho de 2019 uma Venda Militar Estrangeira (FMS – Foreign Military Sales ) de US$ 950 milhões, para suporte logístico e outros serviços para a frota de Global Hawk da RoKAF. As entregas começaram em dezembro de 2019 e se estenderam até setembro deste ano.
Na prática a nova unidade irá centralizar a missão ISR na Força Aérea. A cerimônia, organizada pelo General Lee Seong-yong, chefe do Estado-Maior da RoKAF, ocorreu na base aérea em Cheongju (RKTU) K-59, cerca de 100 km a sudeste de Seul, que será o lar da 39ª Ala de Reconhecimento (39th Reconnaissance Wing – 39th RW).
A 39th RW irá operar cinco tipos aeronaves de reconhecimento. Além do RQ-4B Global Hawk, a unidade irá voar o KAI RF-16C, KF-16D e o RC-800 Geumgang, bem como um veículo aéreo não tripulado de média altitude, atualmente em desenvolvimento com uso tecnologia local e previsto para entrar em serviço em 2025.
Até a criação da 39th RS, todos os meios de reconhecimento eram administrados pelo 39th Tactical Reconnaissance Group, subordinado a 19th Fighter Wing, com sede na Base Aérea de Chungju/Jungwon (RKTI) K-75.