Uma delegação da Diretoria de Recursos Materiais da Bélgica e do Componente Aéreo Belga (Belgian Directorate of Material Resources and the Belgian Air Component ) visitou a Sede da Diamond, em Wiener Neustadt/Áustria, entre os dias 21 e 22 de outubro de 2020. Lá eles examinaram de perto a aeronave de treinamento e reconhecimento Diamond DART 550, uma das candidatas a substituir na Força Aérea Belga os veteranos monomotores de treinamento básico SIAI-Marchetti SF260M e SF260D. Os primeiros 36 SF-260M foram encomendadas em 1969, entrando em serviço em novembro daquele ano. Em 1992 mais nove SF-260D foram encomendados em entregues. Hoje, 32 aeronaves permanecem em serviço, sendo 23 “M” e nove “D”, que, entretanto, precisarão ser substituídos em breve.
O Chefe do Grupo de Trabalho do Future Pilot Training & new Basic Training Aircraft of the Belgian Air Force, Coronel Aviador Patrick “Goose” Goossens, fez um voo no DART, junto com um Piloto de Teste Diamond. Durante o debriefing, a delegação apontou que o sistema de treinamento DART 550 é certamente um candidato para a substituição dos SF260.
O DART-550 é um avião de instrução turboélice acrobático de +7g até -4g, com célula em fibra de carbono, certificação civil e/ou militar, equipado com aviônica Garmin G3000, cockpit em tandem, assentos ejetáveis zero-zero e duas opções de motor: General Electric GE H75-100 com 550 hp (Dart-550) – primeiro voo 24 de maio de 2018 e o Sich AI-450 SR com 450 hp (também conhecido como Dart-450) – primeiro voo 17 maio de 2016.
Bem conceituada no mercado de treinamento de voo comercial, Diamond também oferece um sistema de treinamento pronto para o treinamento militar ou para empresas que presam serviços privados por hora de voo para a aviação militar.
O cronograma para a substituição do SF260D/M ainda não foi revelado, mas especula-se que até 2024 o novo vetor deva estar em serviço na formação dos novos pilotos, nos dois esquadrões (5 e 9 Sqn) do Competence Center Air/CC Air, localizado em Beauvechain (EBBE). Além do Dath-550 outros candidatos despontam, como o Beechcraft T-6, o Pilatus PC-21 e o Calidus B-250. O Dart-500, assim como o B-250, ainda não possui encomendas firmes.
@CAS