O Escritório de Planejamento Estratégico e Experimentação da Força Aérea dos Estados Unidos (SDPE – U.S. Air Force Strategic Development Planning and Experimentation) concedeu em 28 de outubro à Lockheed Martin um contrato de US$ 25 milhões para apoiar a próxima fase da Campanha de Experimentação de Munições Paletizadas (Palletized Munitions Experimentation Campaign).
A quarta fase inclui uma demonstração em nível de sistemas para 2021 e continuará avaliando o potencial de lançamento de grandes volumes de armamento lançadas pelo ar, por meio de aviões de transporte.
“Apesar do programa de Munições Paletizadas ser relativamente novo, ele está evoluído muito rapidamente. Escritórios da SDPE do Laboratório de Pesquisa da Força Aérea dos EUA (AFRL- U.S. Air Force Research Laboratory) e as equipes da Lockheed Martin estabeleceram esse novo contrato em um tempo recorde de 30 dias, apoiando uma prototipagem mais rápida e um cronograma mais curto para trazer essa capacidade avançada de combate”, disse Scott Callaway, diretor da Lockheed Martin Advanced Strike Systems.
Estudos iniciais mostram que os aviões transporte têm grande potencial para implantar grandes quantidades de misseis ar-superfície, como o JASSM-ER (Joint Air-to-Surface Standoff Missile – Extended Range), proporcionando um aumento significativo na de ataque de longo alcance e como complemento aos ataques tradicionais dos bombardeiros. Essa abordagem inovadora permite aos combatentes lançar operações ofensivas a partir de um grande número de bases, engajando assim um número maior de alvos.
O objetivo geral do projeto é desenvolver um sistema modular para armas lançadas do ar, aproveitando os procedimentos e operações de lançamento aéreo já padronizados. O sistema terá a capacidade ser instalado em tipos de aeronaves, incluindo o C-17 e o C-130.
A Fase I realizou com sucesso no início de 2020, com cinco lançamentos aéreos de alta altitude de um MC-130J e um C-17 usando armamento simulado, porém com peso e dimensões idênticas ao real. Durante esse esforço, a USAF testou a adequação do lançamento de JASSM-ER de um avião transporte. O JASSM é um míssil de longo alcance, convencional, ar-solo, de precisão projetado para destruir alvos de alto valor, bem defendidos, fixos e e também móveis. As fase dois foi concluída e a fase três está em processo de finalização.
@CAS