Em 23 de outubro, a Direção Geral de Armamento da França (DGA- Direction Générale de l’Armement), confirmou por meio de seu diretor, Joël Barre, que em poucos dias serão iniciados os estudos conjuntos com a Alemanha, para a aquisição de uma nova aeronave de patrulha marítima MPA (Maritime Patrol Aircraft). O programa MAWS – Maritime Airborne Warfare System, ou Sistema de Guerra Aerotransportada Marítima, visa a substituição da frota de 23 Breguet 1150 Atlantique 2, franceses e os oito Lockheed P-3 Orion alemães.
Inicialmente os estudos terão como foco o sistema de missão e combate, e serão realizados pela francesa Thales, e pelas alemãs Hensoldt, ESG (Elektroniksystem) e Diehl. Para gerenciar este grupo, foi criada a empresa multinacional T-HED (Thales, Hensoldt, ESG e Diehl). Na segunda fase, prevista para o próximo ano, se unirão ao projeto MAWS a Airbus (Alemanha) e a Dassault (França).
Desde 2018 a Airbus Defense apresenta propostas de aeronaves MPA baseadas na família A320, mais recentemente a versão do novo A320Neo (A320M3A). Por outro lado, a Marinha Alemã cancelou o programa de modernização dos seus P-3C Orion, que deverão ser aposentados em 2025. As alternativas alemãs recaem no Airbus Casa C295MPA, no ATR72MPA, ou no Boeing P-8A Poseidon. Caso a opção alemã seja o americano Poseidon, certamente o programa conjunto MAWS será desfeito, e a França seguirá sozinha em busca de um a substituto dos Atlantique.
@FFO