No Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB) – 23 de outubro de 2020, o Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS), realizou o primeiro voo do Embraer T-27M FAB 1446 (c/n 312424), o primeiro tucanos modernizado, que tem por finalidade aperfeiçoar a formação dos futuros Cadetes do 4º ano da Academia da Força Aérea (AFA). O FAB 1416 havia sido apresentado no último dia 6 de outubro, no PAMA-LS em Minas Gerais.
O primeiro voo foi realizado pelo Coronel Aviador Marcelo Zampier Bussmann, piloto de ensaio e Diretor do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), tendo como engenheiro de ensaio o Tenente Matheus Pacheco Guanabara Santiago. Com duração de 2 horas e 5 minutos, no primeiro voo do T-27M permitiu a verificação de diferentes níveis de degradação do sistema elétrico, funcionamento dos sistemas de emergência, avaliação do sistema anemométrico e da integração dos novos equipamentos incorporados, que incluiu sistemas de referência de atitude e navegação. O voo foi suportado por uma aeronave paquera – outro T-27 não modernizados, a fim de garantir a segurança do ensaio.
“A nova aviônica comportou-se muito bem, a despeito da integração ser bastante complexa”, afirmou o Tenente Santiago.
“De forma geral, o sistema incorporado é muito robusto e moderno. Ele permitirá que os cadetes tenham contato com uma plataforma bastante atual, facilitando sua adaptação para os novos vetores da FAB, como o KC-390 Millennium e o F-39 Gripen. Da mesma forma, os sistemas backup melhoraram substancialmente, aumentando a segurança da operação da aeronave T-27 na AFA e no contexto atual da navegação aérea”, complementou o Coronel Bussmann.
O novo T-27M recebeu, além de toda uma reforma estrutural e elétrica, uma nova aviônica digital feita pela empresa Albatross, em parceria com a FAB, no PAMA LS. A previsão é que 42 aeronaves sejam modernizadas, sendo entregues ao 1º Esquadrão de Instrução Aérea (1º EIA) da AFA até o final de 2022. A versão brasileira traz soluções muito similares ao T-27M colombiano, que modernizou 14 aeronaves localmente pela empresa CIAC, tendo entregue o último a Força Aérea da Colômbia (FAC) este ano.
@CAS