O navio de assalto anfíbio da classe USS America (LHA-6) da Marinha Americana (USN) participou de operações combinadas com o Japão durante a semana de 19 a 24 de outubro, no oeste do Oceano Pacífico, quando o navio de assalto anfíbio esteve no mar em manobras.
No dia 20 de outubro, o América conduziu operações integradas de defesa aérea com aeronaves F-35A Lightning II do Comando de Defesa Aérea do Japão. As operações de treinamento avançado foram projetadas para aumentar a proficiência tática, letalidade e interoperabilidade das forças anfíbias do America Expeditionary Strike Group e da Japan Air Self-Defense Force (JASDF) no ambiente naval. Todas as atividades dos F-35A foram feitas a partir da Base de Misawa – Japão. As operações incluíram táticas, técnicas e procedimentos avançados para exercer o comando e controle do F-35A na defesa aérea e no controle do espaço aéreo no mar em proveito do LHA-6.
“A aliança EUA-Japão tem sido a pedra angular da estabilidade e segurança no Indo-Pacífico por mais de sessenta anos. Não temos parceiro mais capaz no mundo do que a Força de Defesa do Japão. Cada oportunidade que temos de continuar a treinar e exercitar juntos melhora nossa interoperabilidade e fortalece nossas capacidades integradas conjuntas”, disse o capitão Luke Frost, comandante do LHA-6.
“O treinamento provou ser uma oportunidade muito significativa para nós, sendo essencial para melhorar a interoperabilidade e a capacidade de operações conjuntas”, disse o Coronel Shinichi Nomura, comandante do 3 Kokudan/302 Hikotai da JASDF, com sede em Misawa (RJSM) e única unidade de F-35A japonesa na atualmente.
“Continuaremos avançando e fortaleceremos ainda mais a aliança e parceria Japão-EUA”, completou.
O USS America e as Forças de Autodefesa do Japão (Japan Air Self-Defense Force -JSDF) operam rotineiramente no Indo-Pacífico para fortalecer um compromisso compartilhado com a estabilidade regional e um Indo-Pacífico livre e aberto.
America, o carro-chefe do America Amphibious Ready Group, está implantado na área de responsabilidade da 7ª Frota dos EUA para apoiar a estabilidade e a segurança na região Indo-Pacífico.
@CAS